domingo, 18 de abril de 2010

Um depoimento de um supervisor de operação após minha palestra

A cada palestra que realizo, reafirma-se minha certeza de que há uma enorme carência de educação para o trabalho no brasileiro.

Finda a palestra realizada numa importante empresa do segmento de logistica, se aproximou de mim um supervisor de equipes.Já estou acostumado com esse tipo de situação: ao final das palestras, é comum profissionais se aproximarem para comentar algo que vivenciam e que se encaixa no que apresentei durante a exposição.

No caso desse supervisor, o comentário foi em relação à ausência de cultura de planejamento no brasileiro e como isso afeta o dia a dia dos gestores.

"Você descreveu minha realidade", disse ele. "Meus funcionários não têm nehum preparo no que diz respeito à planejamento de tarefas e organização pessoal.Eles até têm dominio técnico,sabem executar as tarefas mas têm uma grande lacuna na habilidade de planejamento e organização de seu tempo e das tarefas."

"Isso me fez perceber que além de treiná-los em suas tarefas, tenho que treiná-los também a saberem se planejar e se organizar.Muitas vezes percebo, no dia a dia, que a maneira como executam suas tarefas é menos produtiva por não possuirem uma mentalidade de planejamento", comentou o supervisor.

Para que o leitor se situe, estamos falando da área operacional de uma empresa de logistica, portanto se você pensa que o problema acima descrito é só uma questão de recrutamento e seleção, pode ser que você esteja bem enganado.

A propósito, como de costume, não mais do que 10% dos que assistiam a palestra usavam agenda pessoal no dia a dia.

Reflita sobre isso e até nossa próxima mensagem.