Recentemente estive pesquisando algum material na internet para servir de recomendação de leitura para alunos de um curso via web que estava montando.
Como o curso necessáriamente ocorreria dentro do ambiente web, nada mais natural do que oferecer referências de leitura dentro desse ambiente.
Tudo transcorreu bem nas fiquei impressionado como diversos autores de artigos simplesmente se apropriavam de idéias notóriamente conhecidas no meio do pensamento administrativo e as citavam sem qualquer referência aos autores, na sua maioria consagrados pensadores e teóricos.
Fiquei surpreso como diversos profissionais assinavam artigos que básicamente repetiam o senso comum da gestão empresarial e que são amplamente divulgadas na midia especializada e em livros.Não havia pensamento ou releitura naqueles artigos, mas sim uma apropriação de idéias sem nehum pudor ou constrangimento..
O minimo que se poderia esperar é que houvesse uma menção à fonte das informações,mas nem isso havia.
Um leitor leigo nos assuntos da área de gestão poderia, ao ler um desses artigos, achar que estava diante do autor daquelas idéias ou conceitos propostos nos artigos, tamanha a naturalidade com que eram mencionados.
Fiquei mais surpreso ainda que a Direção dos sites que publicam esses artigos não tenha colocado regras editoriais que impedissem esse tipo de atitude, obrigando os autores a fazer menção às fontes autorais originais daqueles conceitos.
Uma pena.
Nenhum comentário:
Postar um comentário