segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Sobre algumas melhorias visíveis no atendimento no Metrô carioca

Como muitos cidadãos, sou frequentador do metrô carioca o qual tem passado por mudanças interessantes nos últimos 6 meses.

O metrô do Rio vivenciava um asfixiante gargalo de atendimento por não ter se ajustado à crecente demanda que passou a receber nos ultimos 5 anos.

Carros superlotados, uma estação de transferência (Estácio) que obrigava centenas de milhares de pessoas a descer ou subir escadas, além de uma ausência de cultura de atendimento eram apenas alguns dos sintomas mais visíveis.

Recentemente, o Metrô otimizou o fluxo de trens de modo a eliminar a onerosa transferência que havia na estação Estácio, a qual obrigava a todos a uma penosa caminhada.A transferência principal se agora numa estação que não exige subir em escadas e também está distribuida por tantas outras, diminuindo o tumulto que antes se observava nos horários de pico.

Além disso, criou 2 linhas independentes, de modo a separar as populaçòes por destino o que diminuiu pressão de lotação nos carros.

Outras mudanças que foram relevantes: criaçào de fila única no caixa e colocação de uma "örientador de fila" que faz o papel de orientar os passageiros nos caixas nos horários de pico. E finalmente,recentemente presenciei o serviço de café gratuito oferecido numa estaçào final.

Pode-se dizer que não é o bastante ainda, mas é sempre bom ver que uma empresa de transportes está se movimentando para melhorar seu atendimento.

Que sirva de exemplo para outras empresas.

PS: falta ter banheiro nas estações.Uma antiga reclamação dos usuários e que só é realidade numa minoria de estações.

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