A minha aposta, pode ser que eu esteja enganado, é que em pouco tempo a nova Presidente buscará descolar seu estilo de governo do estilo Lula.
Como perfil de liderança, seu estilo é bem diferenciado do seu antecessor e será interesante observamos alguns aspectos nos próximos 12 meses.Vejamos alguns deles.
Assertividade: Dilma demosntra ser bem mais assertiva que Lula na relação interpessoal e, possivelmente, bem menos flexível.
Flexibilidade: talvez a maior dúvida quanto à Presidenta, porém esse atributo foi levado ao extremo por Lula, o que também não foi bom para o seu Governo.
Negociação: Dilma perderá menos tempo tentando agradar a todos, o que aliás será bastante necessário, devido à péssima herança de negociatas políticas deixadas por seu antecessor.
Disciplina e foco:ao contrário de seu antecessor, ela tem muita facildiade na condução de reuniões e tem perfil típico de executora, ou executiva. A máquina estatal continuará andando, talvez até de forma mais eficiente.
Alinhamento ideológico: salvo minha intuição esteja enganada, Dilma reverá certos posicionamentos da diplomacia junto a ditadores e promoverá uma aproximação com os EUA.
Continuidade: essa é fácil.A última reunião do Copom e a apresentação do orçamento 2011 já responderam: tesoura nos gastos do PAC.
Pragmatismo: é a grande dúvida: será um pragmatismo petista, com José Dirceu à frente ao que tudo indica.Será um governo para poucos e afortunados do núcleo petista e "amigos"? O tempo dirá.
terça-feira, 28 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário