terça-feira, 30 de maio de 2017

O investimento em cursos e treinamentos, seja para os funcionários, seja para os donos de um negócio  é considerado um tipo de investimento estratégico na sobrevivência empresarial.  Na realidade do varejo farmacêutico, além dos cursos técnicos, mais voltados para farmacêuticos e balconistas e que são uma decisão obvia de investimento em qualificação, há também as demandas ligadas a áreas como marketing, vendas, liderança, etc.

Pois bem, sei que você não pediu minha opinião, mas já que tenho essa coluna e a oportunidade de divulgar meu ponto de vista para uma plateia qualificada, tomarei a liberdade de fazer algumas sugestões incomuns de investimento em treinamentos.  Primeiro, vamos definir o público-alvo: todos funcionários que precisam planejar e acompanhar a implementação de algum processo. Isso inclui os donos da empresa, seus herdeiros e todos os cargos de confiança, tais como encarregados, gerentes e supervisores e aqueles funcionários que você pretende desenvolver.

Segundo passo: o que se deseja obter com o treinamento? Bem, pretendo que você aborde diretamente algumas das maiores deficiências comportamentais  da cultura brasileira.  Se por um lado somos valorizados por nossa criatividade e capacidade de improvisação; por outro lado, somos péssimos na parte de planejamento de tempo e prioridades, somos , na média, implementadores medíocres de processos e temos verdadeiro bloqueio no que se refere a prazos e monitoramento de desempenho.Na prática, erramos feio ao estabelecer prazos, os quais nunca são cumpridos; e isso está tão disseminado que não nos incomoda, já faz parte.

Quer testar minha teoria? Pergunte a seus funcionários de confiança  seu sócio e outros agregados se eles possuem uma agenda e onde anotam seus compromissos diários.Aposto como a resposta  mais comum será: “não tenho agenda, guardo tudo de cabeça”. Não acredita?Pois tente.

Feitas essas considerações, invista em treinamento em 2 áreas especificas:  gerenciamento de  tempo e gerenciamento de projetos. Educar seus funcionários a gerenciar seu tempo pode ser mais importante do que , acredite, treina-los para vender. A gestão de tempo impacta de tal forma a produtividade do individuo que acaba repercutindo nas vendas.

Já a sugestão de fazer um curso básico de gestão de projetos vem de uma experiência pessoal. Há um tempo atrás tive a oportunidade de fazer um curso introdutório de 1 semana. Confesso que ao me deparar com a metodologia de gestão de projetos, me dei conta que uma quantidade crucial de processos e ações que eu havia desenvolvido ou participado no varejo poderiam ter sido infinitamente melhor executadas se eu tivesse usado o modelo de gestão de projetos.


Foi um insight perturbador, na medida em que percebi que oportunidades foram perdidas por não usar essa poderosa metodologia. Siga meu conselho, desenvolva a capacidade de gestão de projetos na sua empresa antes que seja tarde demais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário